LUZ E ARQUITETURA
A qualidade da luz e a forma como é integrada no espaço, tem um impacto ao nível visual, psicológico, decorativo, funcional e emocional com uma importância significativa no valor da obra e na vivência do espaço.
ATIVAÇÃO HUMANA
Ao nível humano, a iluminação representa um papel importante na modulação do ritmo cardíaco, nos ciclos circadianos, associados aos ciclos de atividade e descanso, à disposição emocional, ao bem-estar, entre outros.
Ler mais
Ler mais
A luz, é um elemento fundamental para a sincronização da produção hormonal, com as fases do dia. Por exemplo, luz azulada no início do dia, suprime a produção de melatonina, promovendo a produção de cortisol, que nos acorda e ativa. No entanto, luz com tonalidades “mais quentes” predominantes no final do dia, ativam a produção de melatonina, produzindo uma sensação de relaxamento que promove a qualidade do descanso.
PERFORMANCE VISUAL
Ao nível visual, a imagem, as formas, o movimento, a perceção, a informação, as cores e o contraste, são apenas alguns dos impactos que a qualidade da luz tem no ambiente, com efeitos relevantes no cansaço e nas atividades promovidas no espaço.
VALORIZAÇÃO DA ARQUITETURA
Conceitos como decoração, informação, orientação, segurança, requalificação, comunicação, incorporação de inteligência, sincronismos ou cenários de luz e eficiência energética, são apenas alguns ingredientes que permitem melhorar os objetivos da arquitetura e a valorização da obra.